quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

A Stuff that apen a year ago...

Hello...

E que aconteceu há um ano atrás?. Talvez a vocês não vos interessa,mas talvez por isso este blogue existe...
Pois é.. há um ano que moro na cidade do Porto. O que vou dizer daqui para a frente, talvez reflita alguma frustração, e peço desculpa se ofender alguém,mas não é nada pessoal, mas sim uma observação da minha parte do que vejo no global... nesta cidade dita invicta. E talvez por ser INVICTA está bastante atrasada em alguns aspetos.
Confesso que quando cheguei trazia uma ilusão de turista. Tudo era lindo e maravilhoso...mas a vivência..CREDO!. Tirem-me deste manicómio..
A primeira falha...ONDE ESTÁ O Browns ou o
Starbucks????????... Ptuz...Lá se foi o meu Mocha...
E a cidade apesar de ter um metro/elétrico que anda por toda a cidade..vai de uma ponta a outra..quando não há metro os transportes são insuficientes, e vês-te na paragem há espera de um autocarro, sem problemas, durante 15 minutos.. E esse autocarro dá a volta a cidade toda.. Ou seja, o meu trabalho é a 10km da minha casa (5/10m de carro)..levo uma hora a chegar...
Para não falar que tive de aprender uma outra língua, outros conceitos, para ser minimamente percetível..
E levei aulas do namorado, dos colegas no trabalho, para conseguir perceber a ilógica das coisas..
E sinceramente algumas coisas ainda não encaixam porque não consigo acreditar em tanto atraso..
Mas vá, nem tudo é mau. Temos centros culturais muito bonitos, todos concentrados num raio de 30km..o que não é mau. Num dia conseguimos ver todas as novidades existentes nas galerias, Serralves, e Ppalácio de Cristal (que tem iniciativas muito positivas).
E a noite? Temos o pseudo Bairro Alto, chamado GALERIAS, quando me disseram que era parecido com o Bairro parti-me a rir. Primeiro, se uma cidade gosta de se tratar por invicta não pode ter um ponto de comparação. Segundo, aquilo tem bares interessantes,mas como a música está sempre nas alturas, ou uma pessoa grita..ou afasta-se da multidão e do bar onde os amigos estão..ou melhor da porta do bar. Terceiro, o conceito de rua é tão grande que só quem for surdo consegue estar dentro do bares, o que não acontece no Bairro Alto que tem de tudo..e conseguimos sempre encontrar o meio termo. Temos a Ribeira com o bar Poncha Madeirence (muito bom e recomendável). Um ambiente calmo, romântico, junto a beira rio.. pessoalmente acho mais agradável..mas pelos vistos perdeu muitas pessoas porq as pessoas que vivem lá e que deviam contribuir para o crescimento económico das próprias famílias, decidiram começar a roubar, e claro, as pessoas fugiram para outros sítios. Isto aconteceu algum tempo e agora a ribeira está a começar a recuperar alguma confiança. Mas digo-vos que quando me contaram...teve muita piada... E mesmo a ribeira tem um senão..RUAS A PIQUE...e dificuldade em estacionar ao pé... Mas a qualquer momento podemos atravessar a ponto D. Luis e ir a ribeira de Gaia..ás caves..aos novos bares.. para mim a zona ribeirinha é a melhor.
A cidade em si, é suja compacta e sem piada nenhuma. Rapidamente me canso das opções existentes.
Sinto-me como Sophia de Melo Breyner..num poema que falava da cidade..onde se sentia numa prisão.
Nem vou falar das pessoas porque metem-me tanta confusão..para não falar que não tem olhinhos na cara..
Vou dar um exemplo: Sou Hipotensa, ou rapidamente a minha tensão fica muito junta ou baixa. E isso provoca-me tonturas. Mas como sou obstinada, nem que vá aos zigzags..vou para casa pelo meu pé e sozinha (não aguento aturar ninguém nestas alturas) E sei perfeitamente que ando mais lentamente, então encosto-me sempre as bermas dos passeios, pelo lado dos carros...E estava num desses dias..na minha calma, quase a desmaiar..e as pessoas vinham sempre contra mim... O que me irritava ainda mais.. E estes encontrões e faltas de respeito pelo espaço dos outros acontecem todos os dias.. Por isso desde esta experiência, quando me sinto assim vou de táxi para casa..
Por isso minhas seguidoras, a escolha de cidade não foi a ideal,mas teve que ser. O blogue nasceu porque deixei tudo em Lisboa, família, amigos..e sendo uma pessoa reservada e seletiva apesar de ser sociável, ainda não encontrei ninguém que possa chamar amigo. E não vou mudar a minha forma de ser por desespero. E o blogue surge para poder expressar o que sei com alguém, não me sentir tão isolada..Apesar de o namorado ter uma paciencia enorme e ouvir-me falar das coisas aqui do blogue... E apoiar e dar ideias,mas não é entendido nas coisas de meninas....
Acho que o post ficou muito longo..
E foi assim que cresci num ano..aprender a virar-me sozinha nesta caos de cidade.
Acreditem, Lisboa é bastante calma...

A fotos que aparecerem aqui, foram tiradas por mim.

See ya!!
Luna

7 comentários:

  1. Engraçado...vemos uma cidade completamente diferente pelos vistos...mas se não estás a gostar da experiência imagina-te na minha pele, aí sim é que te ias passar com os "atrasos" de mentalidade e a inexistência de polos culturais. Podes-te queixar mas acredita que há sítios mil vezes piores.

    ResponderExcluir
  2. Acredito que sim, mas o meu desanimo é gerado pela frustração de ver potencial na cidade e por ser INVICTA as pessoas não fazerem nada para o atingir. E não comparemos Porto a uma cidade mais do interior.. Porto sendo uma terra no litoral e uma cidade importante para o pais,deveria corresponder as necessidades e expectativas das pessoas e apostar em novos produtos, num visual/mentalidade mais jovial... Não considero um queixa, mas uma constatação de factos. E abolir aquela mentalidade do assim estamos bem.. Apesar de aceitar que podem existir locais piores. Mas para o Porto este comportamento é inaceitável.

    ResponderExcluir
  3. Confesso... Houve coisas que me custaram a engolir, mas tenho que dar a mão à palmatória em algumas (só algumas, há outras que pode ser sorte mas não as conheço da forma que as pintaste).
    Por isso, se quiseres posso dar-te a conhecer alguns lugares que talvez te façam acreditar mais nesta cidade lindíssima onde vivemos (ou talvez seja eu que sou demasiado sonhadora xP).
    Sorrisos,
    Alexandra ^^

    ResponderExcluir
  4. "E não comparemos Porto a uma cidade mais do interior2 estás a referir-te a que cidade? Que eu saiba tb estou a morar na faixa litoral lol

    ResponderExcluir
  5. Alexandra Cardoso:
    Bom, já que vou passar um tempo indeterminado nesta cidade. Estou aberta a sugestões. ;)
    Bjinhos*

    Lady Candlelight:
    Talvez a ideia não esteja ser passada da melhor forma. Quando disse do interior estaria num pensamento extremo. Mas a lógica é esta: Lisboa e Porto..não contando com Faro (razões obvias)..são das regiões mais conhecidas do nosso pais e tem algum impacto cultural. Para a importância que a cidade do Porto exerce, penso que deveria ser mais desenvolvida, mais jovial.. E a minha frustração é essa.. tem muito pela frente,mas também parece que não fazem nada para mudar, apesar de já ter existido algumas mudanças.. não são suficientes.
    Não tendo em conta a minha experiência negativa..é o que vejo..e todos que moram ou moraram em grandes cidades admitem o mesmo
    Bjinhos*

    ResponderExcluir
  6. Não posso opinar já que não conheço, mas existem lugares assim aqui no Rio de Janeiro!!! As coisas interessantes estão na Capital, se for para o interior, dependendo do lugar, é um horror!!rs Kisses :)

    ResponderExcluir
  7. Ah!!! As fotos ficaram linnndas!!!

    ResponderExcluir

Hello. Todos os comentários feitos por vocês vão ser respondidos aqui.