sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Adaptação à velha invicta


Este post vai ser um pouco diferente, no sentido que vos vou contar a minha adaptação à cidade do Porto. Como é sabido de alguns mudei-me para cá há coisa de uns oito mes, se tanto,mas já tinha vindo cá por varias vezes. E nunca me habituei a certas coisas, que acho estranho e ilógico, sendo uma alfacinha, e mesmo tendo familiares nortenhos existem coisas q me metiam e ainda me fazem confusão...a ver se me habituou a elas.
E apesar de ser uma dona de casa desesperada (sim, as lias diárias são um bicho de sete cabeças para mim) a coisa até não está a correr mal..(coof coof). Mas seguindo em frente:
A coisa q mais me irrita até é hoje é chegar a um café e ler no menu "Sande de queijo"..opah..se não sabem escrever ou não percebem o sentido do conceito escrevam pão com queijo!!! é algo que leio e me dá calafrios...  Ouvir as pessoas dizer “aqui atrasado..” porque não dizer “no outro dia, ontem..na semana passada”..  ou ainda “já que vou e vou..ou estou aqui e estou..” se vais amigo vai…não precisas de sublinhar a coisa… Já tinha percebido.
Depois, como não podia deixaria de ser é o sotaque... sério... nada contra..mas mete-me confusão. Mesmo ontem estava no autocarro e não percebi nada da conversa, só ouvia "ao's" e "num's" e aquilo parecia uma conversa de malucos. Mas já é algo q me acostumei...
Depois o facto de ás 22h/23H estar tudo praticamente fechado... Ex: Supermercados.
Ou o facto de existirem pouco fluxo de transportes.. (não, não tenho carta de condução, logo menos uma assassina na estrada). Origina que tenha de sair uma hora antes de casa estando a 10minutos do trabalho..porque ninguém cabe nos autocarros…
E nos primeiros meses quando cheguei parecia que não falava português… tipo, em Lisboa nós damos um nome a uma coisa e fica esse. Aqui eles tem mil e quinhentos nomes para a mesma coisa. Exmp: A merenda? Panike, folhado misto, lanche, merenda…E o pão? Pão com cereais, de agua, de trigo, de não sei o que..EU SÓ QUERO PÃO!!!
Tenho vário episódios engraçados.
Sou uma pessoa pratica, que tira fotografia de passe em casa, e vai a uma reprografia imprimir em papel fotográficos vários exemplos, fica mais barato, e não tenho minguem a  mandar-me sorrir.. Chego a senhora e digo “tenho um doc. Word na minha pendrive e queria imprimir em papel fotográfico…” a senhora: “fotocópia..  ?”.. eu com cara de parva “Não, tenho aqui a pen(e mostro) é para imprimir…”.. a senhora “aaah…fotocopia?”. Fiquei ainda mais parva mas dei a pen para mão da senhora que lá tinha entendido a maneira dela a coisa..
De manha, por vezes compro um bolo. Chego á pastelaria e digo “Queria um croissant com chocolate, pff”.. a senhora: “ A menina disse croissant recheado ?..” Tipo…HUM ??? Ainda estava meio a dormir e lá reformulei o que queria incluindo o “recheado”. Mas normalmente aponto. Alias deixei de dizer nomes, aponto sempre.. Dificuldades sentidas em situações que não estava habituada em Lisboa
Mas  o que mais estranhei mesmo foram as pessoas: Muito solicitas, sempre prontas a dar opinião ou falarem contigo , ou ajudarem-te sem tu pedires. Digamos mais humanas.. também estranhei isso porque odeio q me toquem, q se metam na minha conversa, ou mesmo q demonstrem ignorância. Apesar de já ter deixado muitas pessoas a falarem sozinha na rua, porque eu coloco os "phones" nos ouvidos e lá vou eu cabeça  erguida só na minha…
Mas isso, de certa forma, espantou-me e agradou-me, um exemplo: Estava eu com as minhas crises de sinusite e fiquei a espera fora da pastelaria, pelo meu namorado, porque aquilo estava muito barulhento e isso torna-se insuportável, e sentei-me na esplanada, e como sou daquelas pessoas q quando sente dor , a mesma se espelha na cara, veio logo uma senhora a perguntar se estava bem, se queria alguma coisa.. Ainda fiquei com cara de parva a olhar para a senhora a tentar perceber porque se importava ela comigo..mas lá respondi o que era..e nesse dia até tinha ido á farmácia e estava com a caixa de analgésicos na mão... resumindo: Fiquei bastante espantada e agradada..agradeci e lá fui embora.
este é um dos exemplos, que me espanta na pequena cidade do Porto.
Claro que aqui, existem espaços verdes lindo que se tornam espaços culturais, também... Serralves, o Palácio de Cristal… E a calma das pessoas, o não existir stress na atmosfera.. Ou seja, tudo o que fazia confusão neste momento até se tornou bastante agradável..
E o facto de estarmos mais pero do Geres, Braga, termos o cálice do vinho do Porto á mão... Torna a vida menos insuportável. Apesar de ter varias crises de sinusite por causa do cliema mais humido.
Resumindo e concluído neste momento apesar de Lisboa ser a minha cidade natal não trocava a calmaria do Porto por nada,mas dava um pouco mais de inteligência a algumas pessoa..ou oportunidade de se cultivarem mais...

See ya..
Luna

2 comentários:

  1. Oi minha quelida obrigada pela viista!
    Adorei seu texto e sua história.
    Tenho uma amiga que mora em Portugal há 20 anos.

    Ótima sexta
    Beijos coloridos!

    ResponderExcluir
  2. Oi Margareth! obrigada por me visitar.
    A sua amiga deve adorar morar cá!
    Um beijo, optima sexta também!!

    ResponderExcluir

Hello. Todos os comentários feitos por vocês vão ser respondidos aqui.